Johnny e seu momento
Um pequeno grande ator carrega nas costas estreitas o primeiro longa solo de Samuel Theis. Ele é Aliocha Reinert, descoberto por Theis num conservatório de dança em 2020. Hoje já tem outros trabalhos no currículo e o prêmio César de melhor esperança masculina pelo papel do menino Johnny em Softie (Petite Nature). Um filme de amadurecimento com identidade especial.
Criado sem pai, Johnny vive com a mãe, um irmão maior e uma irmã menor num conjunto habitacional na fronteira da França com a Alemanha. Até certo ponto, Softie mobiliza traços comuns a filmes sobre crianças afetadas por famílias disfuncionais. Johnny precisa assumir responsabilidades desproporcionais e não encontra afeto fácil de uma mãe desregrada. Mas Softie dá um salto de personalidade quando Johnny começa a desenvolver uma relação obsessiva com seu novo professor, Jean (Antoine Reinartz), vindo de fora daquela cidade de onde Johnny sonha em sair.
O menino retraído e sensível, mas também talentoso e ambicioso, se apega ao professor para além do que a ética escolar recomenda e do que o vínculo da filiação socioafetiva justifica. Johnny vive seu momento de autodefinição da sexualidade e de tomada de consciência sobre a classe social a que pertence. O filme trata esse material sem alarde nem acento melodramático. O tom é dado pela interpretação esquiva de Aliocha, dimensionando bem o sofrimento do garoto diante de sentimentos que não sabe administrar.
Samuel Theis vem de uma realidade semelhante à de seus personagens. Seu primeiro filme, Party Girl, dirigido coletivamente, baseava-se em vivências reais de sua família e retratava a passagem de sua mãe (interpretada pela própria) da prostituição à vida de casada com um ex-cliente. Em Softie, ele volta a trabalhar com atores não profissionais em parte do elenco (a mãe, Mélissa Olexa, por exemplo) e maneja com segurança uma narrativa que cresce de interesse a cada novo ato.
07/10/2023 – Estação NET Rio 3 – 16:15
10/10/2023 – Estação NET Gávea 2 – 14:30
15/10/2023 – Estação NET Rio 4 – 21:15

